Skip to content

Brincando com a Biolúdica – Livraria Cultura CasaPark – 21/04

17/04/2012

Oficina de jogos sobre os seres vivos atrai público infantil na Livraria Cultura do CasaPark

Além de estimular o aprendizado científico, os desafios das cartas de baralho criadas pela bióloga Nurit Bensusan despertam a conscientização socioambiental de crianças e adolescentes.

Criados com a intenção principal de divertir a criançada de forma inteligente e instigante, os jogos biolúdicos são a aposta da bióloga e engenheira florestal Nurit Bensusan para popularizar a ciência e alertar os jovens sobre a importância do meio ambiente e dos processos biológicos. Neste sábado (21/4), das 16h às 18h, o público infantil terá a oportunidade de fazer novas amizades e botar em prática seus conhecimentos com os desafios das cartas que trazem temas biológicos na Livraria Cultura do shopping CasaPark, onde a novidade já é comercializada. A entrada é franca.

“A ideia surgiu quando senti a carência de jogos diferentes no mercado ao procurar jogos para brincar com meu filho, hoje, com 8 anos. Como sou bióloga e sempre trabalhei com popularização da ciência, achei que seria interessante juntar essas duas coisas: desenvolver produtos de popularização da ciência para crianças e contribuir para aumentar a diversidade de jogos disponível”, conta Nurit, criadora dos jogos Bioquê? e Tsunami, que retratam a biodiversidade brasileira, o meio ambiente marinho e as relações biológicas entre os seres vivos.

Resgate da socialização na Era Digital

A psicóloga Keli Rodrigues avalia que, ao contrário dos jogos digitais, as atividades propostas pelos jogos biolúdicos trazem benefícios importantes para a formação de crianças e adolescentes. “Na interação social os estímulos gerados pelos jogos, são: o raciocínio rápido, lógica, elaboração de estratégias, entre outros, pois nele a criança constrói classificações, elabora seqüências lógicas, desenvolve o psicomotor, a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência, como no caso do jogo em questão, a biologia”, explica.

Sobre Nurit Bensusan

Bióloga e engenheira florestal, Nurit Bensusan é pós-graduada em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ecologia e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É autora do blog Nosso Planeta, do jornal O Globo ( http://oglobo.globo.com/blogs/nossoplaneta ), uma de suas plataformas de popularização da ciência. Participa também do coletivo de ideias Biotrix ( http://www.biotrix.com.br ). Com diversos livros publicados, entre eles Biodiversidade: é para comer, vestir ou passar no cabelo e Meio Ambiente: e eu com isso? (editora Peirópolis), foi responsável pela área de biodiversidade e coordenadora de políticas públicas do WWF Brasil, coordenadora de biodiversidade no Instituto Socioambiental e coordenadora do núcleo de gestão do conhecimento do Instituto Internacional de Educação do Brasil.

Data e Hora: Sábado, 21 de abril às 16h
Loja: Livraria Cultura do CasaPark
Classificação etária: A partir de 7 anos

Anúncios
No comments yet

Compartilhe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: