Skip to content

Pesquisa relaciona criação afetuosa com desenvolvimento cerebral da criança

15/02/2012

O afeto dos pais traz benefícios fundamentais para o desenvolvimento da criança, tanto no campo social — aumentando sua capacidade de convívio —, quanto no âmbito emocional — levando à formação de uma personalidade terna e amorosa. A conclusão é de um estudo realizado pelo Departamento de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, segundo o qual os meninos e meninas criados com carinho familiar costumam apresentar um hipocampo (área cerebral relacionada ao aprendizado) quase 10% maior que as demais.

A pesquisa, realizada por psiquiatras e neurocientistas da universidade, revela, pela primeira vez, uma relação entre o impacto do carinho na infância, as especificidades psicológicas e sociais desenvolvidas posteriormente e o tamanho dessa região do cérebro.

Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram imagens cerebrais de 92 crianças de 7 a 10 anos que já haviam sido avaliadas previamente entre os 3 e os 6 anos. Quando eram mais novas, o vínculo afetivo delas com os pais, principalmente com a mãe, foi observado em momentos considerados estressantes, como a espera para abrir um presente desejado. A capacidade dos pais em acalmar o filho nessas circunstâncias foi o parâmetro utilizado para definir se o menino ou menina tinha uma criação afetuosa, já que a situação simula situações de ansiedade.

Shantala

Buscando por momentos relaxantes com a filha, Isabela, 3 meses, a analista do Judiciário Juliana Farias Christofidis, 34 anos, descobriu a shantala, massagem milenar originária da Índia que conta com adeptos no Brasil desde a década de 1970. Juliana conhecia superficialmente a técnica e seus benefícios para o recém-nascido, como a atenuação da cólica, mas se surpreendeu com outros efeitos positivos associados ao desenvolvimento emocional-afetivo da criança. “Eu aplico shantala na minha filha desde que ela tinha apenas 1 mês. Percebi que as cólicas diminuíram muito e, além disso, o contato carinhoso com ela me proporciona momentos felizes. A massagem também é uma forma de transmitir afeto e amor pelo toque”, considera.

Fonte: Correioweb

Anúncios
No comments yet

Compartilhe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: