Skip to content

O que fazer no caso de regressão comportamental? (Cleber Ferreira)

02/12/2011

No meu último post (Minha filha ainda me mata…de rir) relatei o que achava ter sido super engraçado. Minha filha mais velha fez xixi na roupa e ainda cantou o “funk do xixi”, o que na hora me levou aos prantos de tanto gargalhar.

Pois bem, a situação não foi esporádica e se repetiu algumas vezes ao longo do final de semana. O que de engraçado já não tinha mais nada, foi me provocando uma raiva toda vez que ela fazia xixi na roupa.

Ora, ela já estava perfeitamente desfraldada ao longo do dia, restando apenas conseguir desfraldar a noite para poder fazer uma economia considerável!! Após o desfralde, ela só não tinha conseguido chegar ao banheiro algumas poucas vezes, o que é totalmente aceitável.

Mas agora começo a perceber que com a chegada da segunda filha, a mais velha teve uma regressão nos hábitos.

Sendo assim, fui dar uma pesquisada no bom e velho Google e descobri que essa regressão no desenvolvimento da criança é até normal e pode ocorrer por vários motivos, seja pela chegada de um irmãozinho, seja por mudanças no ambiente, e por ai vai.

Daí puxei na memória um histórico comportamental da filha mais velha e me lembro que um dia ela chegou em casa com a calça de outro coleguinha por que não tinha dado tempo da tia chegar ao banheiro com ela. Fora isso as tias da escola ainda não mencionaram nenhuma mudança de comportamental significativa, o que me leva a crer que a regressão dela foi apenas nesse ponto.

Agora me vem a dúvida o que fazer? Sempre tentamos participar a filha mais velha de tudo, ela ajuda a dar banho, ajuda a trocar fralda, pega no colo, tudo devidamente supervisionada (rs). Pra mim isso foi realmente uma supresa, mas já estou mais calmo com a situação e tentando conversar com ela sempre que acontece.

Vocês já passaram por isso? O que fizeram?

One Comment leave one →
  1. 02/12/2011 14:33

    Muito bom seus relatos Sol… Já estou planejando o meu para o próximo ano… e é muito interessante ler as expreiências que vocês estão tendo…

    Beijo grande na família.

    Rose

Compartilhe o seu comentário

