Pular para o conteúdo

“Hoje estou estressado!” X “Hoje estou tranqüilo!” (Raquel Tezelli)

16/11/2011

Após um dia exaustivo e estressante, o pai chega em casa, cumprimenta sua esposa com um rápido beijo no rosto e se direciona ao seu quarto para trocar de roupa. Quando sai do quarto, o pai se depara com seu filho de 3 anos mexendo nas caixas de home theater da sala que acabara de comprar. O pai, ao ver aquela cena, grita para o filho: “João, isso não!”. O filho pára, olha para o pai e continua mexendo nas caixas. Então, o pai se aproxima de seu filho, grita mais alto, dá um tapinha na sua mão e o tira de perto do home theater. Por conseqüência, o filho começa a chorar, e o pai fala alto: “Ô menino que tá difícil! Faz o que quer!” e o entrega para a mãe.

No dia seguinte, o pai chega em casa, após um dia tranqüilo e satisfatório no trabalho, cumprimenta sua esposa com um selinho e se direciona ao seu quarto para trocar de roupa. Ao sair do quarto, seu filho está mexendo, assim como no dia anterior, nas caixas de home theater. O pai pára na porta da sala e diz com um sorriso no canto da boca: “Êêê João… mas tá danado hein!?” O filho continua mexendo.  Assim, o pai se aproxima de seu filho e diz com a voz calma: “Não pode mexer aí não! Isso é do papai!”. Nisso, o filho olha para o pai, continua mexendo e sorri pra ele, e, o pai,por sua vez, retribui o sorriso.

Os pais trabalham para poderem manter ou adquirir um padrão de vida confortável para si e seus filhos. É cansativo, após um dia inteiro de trabalho, chegar em casa e ainda ter que educar um filho. No entanto, os pais são os responsáveis por essa educação e cabe a eles refletirem de que maneira querem que seus filhos cresçam.

Na situação relatada, o pai está agindo conforme seu estado de humor do dia. Caso ele esteja estressado, o filho recebe uma punição por ter mexido em seu home theater; do contrário, ele conduz a situação como uma forma de dar atenção a seu filho. Sendo assim, como o filho irá entender a mensagem do pai? Que mensagem o pai quer passar? De uma coisa é certa, o filho ficará com uma dúvida: “qual dia é o do meu pai dar atenção e qual é o dia do meu pai dar a bronca?”.  Ou seja, dessa maneira, o filho irá aprender que tem dia que ao mexer no home theater, ele leva bronca e tem dia que recebe atenção e ponto!

O comportamento que o pai pretende ensinar ao filho que é não mexer no home theater fica distante da compreensão dessa criança. A partir do momento em que os pais reagem de forma distinta à um mesmo comportamento da criança, não há esclarecimento do que se quer que a mesma aprenda. A regra que se quer passar para a criança fica indefinida, e faz com que ela fique agitada e confusa. Isso ocorre pelo fato dela não saber discriminar o que se deve ou não fazer sozinha, afinal, quem desempenha esse papel são os adultos. Se o adulto mostrar para ela de forma confusa, ela irá aprender de maneira confusa.

Os pais são seres humanos, ou seja, seres que pensam e sentem. É impossível estar no mesmo estado de humor todos os dias, mas é necessário que tenham uma única reação para determinada atitude da criança. Não é fácil educar, mas é gostoso ver o resultado de uma educação equilibrada!

 

No comments yet

Compartilhe o seu comentário