Skip to content

Meu filho não come! (Dra. Odeth Oliveira)

22/10/2011

Quando atendo crianças, essa é a frase mais freqüente, mas na realidade, o segredo está na frase: “É de pequenino que se torce o pepino!”.

Normalmente a criança come sim, mas não come o que é o ideal, não come alimentos saudáveis.

Quer que seu filho coma de tudo sem reclamar? Ensine-o!!! O ideal é a criança começar a ter uma alimentação saudável assim que a alimentação for iniciada, aos 6 meses (ideal) ou 4 meses para a mãezinha que precisa voltar a trabalhar.

É importante lembrar que quando o bebê começa a comer, não tem ainda um paladar formado. Os pais devem apresentar os sabores e os alimentos para o bebê. Se ele for ensinado a comer alimentos saudáveis desde o início, ele irá repetir este hábito por toda a vida e se aprender a comer de forma inadequada, também repetirá este hábito sempre.

Quando o bebê inicia a alimentação, ele “joga” a comida para fora da boca. Isso é normal e não significa que ele não gosta da comida ou que acha a comida sem sal, sem sabor, etc. Lembre-se, a criança ainda não tem paladar formado. A comida da criança, para um adulto, pode parecer sem sal, mas para quem está aprendendo a comer não! Ela ainda nem conhece o sal!

Já falei sobre isso aqui uma vez, mas lembrando, esse ato de “jogar” a comida para fora é um reflexo, chamado reflexo de protusão, que faz com que o bebê leve a língua à frente da boca e faça uma leve pressão no peito materno para ajudar a saída do leite. Quando ele começa a se alimentar, continua repetindo este reflexo e por isso a alimentação é “jogada para fora”, assim, é necessário paciência para que a criança entenda o ato de mastigar e engolir o alimento com novos movimentos além do movimento de protusão que continuará existindo. A boa notícia? O bebê aprende muito rápido! Aproveite e ensine-o a comer frutas e verduras o quanto antes!

Outro ponto que afeta negativamente a alimentação da criança é o hábito de oferecer mamadeiras toda vez que a criança não come direito. Sabe quando tem um almoço e você sabe que a sobremesa é aquela torta especial que você adora da sua tia? Normalmente você almoça e guarda um espaço para a torta, não é? A criança faz a mesma coisa,  pois gosta da mamadeira que é mais fácil e dá menos trabalho para tomar que comer o almoço, onde a mãe fica insistindo horas, brigando, etc.

Assim, ela aprende facilmente que toda vez que ela não comer a mamãe vai dar mamadeira. E o que ela faz? Não come direito e fica esperando a mamadeira chegar!

Lembrando que mamadeiras não são recomendadas. AMAMENTE e garanta SAÚDE para o seu filho por toda a vida! Em último caso, caso não possa amamentar (após avaliação de um profissional de saúde capacitado), use um leite recomendado para a idade da criança (prescrito pelo pediatra ou nutricionista) e ofereça no copo.

Por mais difícil que possa parecer, os cuidados com a alimentação são simples e devem ser seguidos! Lembre-se que a criança está em fase de crescimento e desenvolvimento e deve se alimentar de forma saudável. Além do mais uma alimentação adequada ajuda a evitar várias doenças durante a infância e na fase adulta, como: Obesidade, Desnutrição, Diabetes, Pressão alta, Alergias alimentares, Asma, Bronquite, Sinusite, Rinite alérgica, Doenças cardiovasculares, etc.

Não se esqueça ainda que por ser menor de idade e incapaz, os responsáveis pela alimentação da criança e pela conseqüência de hábitos alimentares inadequados são os pais ou responsáveis e jamais a própria criança que deve porém, ser bem educada neste sentido. A criança não tem renda financeira para comprar os seus alimentos, assim, a escolha destes deve ser feita pelos pais.

Isso é um puxão de orelha? Sim, mas com muito carinho! Entendo as dificuldades e às vezes, dependendo do contexto, não é fácil. Mas quem disse que educar uma criança é? Bom, estou aqui para ajudá-los tanto na introdução da alimentação quanto na correção de hábitos alimentares, combinados?

Qualquer dúvida, procure um nutricionista!

Fonte: odetholiveira.blogspot.com

Anúncios
No comments yet

Compartilhe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: