Skip to content

Como preparar o filho mais velho para a chegada do recém nascido (Cleber Ferreira)

05/10/2011

Quando minha esposa e eu engravidamos, todos nos falavam que iríamos sofrer um pouco por conta de ciúmes da filha mais velha que iria perder o seu espaço, que todas as atenções se voltariam para a filha mais nova etc..

Na minha concepção, ledo engano de todos. A questão não é a filha mais velha perder espaço, é que os pais não podem deixá-la de lado, isso é que é o errado.

Aqui em casa nós contamos e muito com a participação de nossa amada filha mais velha de apenas 2 anos e 8 meses.

Desde o momento da descoberta da gravidez, nós fomos participando-a de todos os fatos. Contamos que ela iria ganhar uma irmãzinha, e a medida que a barriga da mamãe foi crescendo ela passou a entender melhor a situação. Fizemos questão de levá-la para 2 ultrassonografias (é obvio que você está indo junto né papai!?), para escutar o coração da irmãzinha, para acompanhar, na medida do possível o crescimento de sua próxima companheira. Em resumo, viemos trabalhando a cabecinha dela desde que soubemos da gravidez, sempre deixando claro que ela teria companhia, e que seria fundamental que ela nos ajudasse.

Vez por outra perguntávamos se ela iria ajudar com a irmãzinha e a resposta sempre foi sim. Pois bem, foram nove meses de preparação e eis chegou o dia de ver se isso era mesmo verdade e se esse esforço traria resultado.

Sempre com aquele cuidado para a maior não machucar a menorzinha, com carinhos desastrados e sem nenhum cuidado com a força, fomos aproximando-as, e o resultado foi sensacional, temos uma ajudante de verdade!!!

Nada de ciúmes e birras. Nossa filha mais velha sabe exatamente o que fazer na hora do banho (ela é a responsável pelo bracinho e perninha do lado que fica mais próximo a ela, e também por lavar o bumbunzinho).

Na hora da fralda é ela quem separa o algodão! Pede pra colocar ela no colo e por aí vai. Tarefas super simples, sempre supervisionadas que a deixam muito mais próxima da irmã e participando ativamente de nossa nova rotina.

Quando a irmãzinha chora, ela é a primeira a correr, a querer ver o que está acontecendo, e ainda fala pra irmãzinha: “Não chora irmãzinha!”. Isso com apenas 2 anos e 8 meses. Uma parceira super importante. A única coisa q ela não faz é ficar acordada a noite!! hahaha q pena!!! Brincadeirinha….rs

Então pais, não tenham medo de como será a reação dos filhos mais velhos em relação ao recém-nascido, vocês terão 9 meses para colocar na cabecinha dos mais velhos que tem companhia chegando, que eles serão fundamentais nos cuidados com o mais novo, e sempre participem os filhos mais velhos de tudo.

Isso ao meu ver fará com que cresçam irmãos de verdade. Além de manter a família em harmonia!

Abraços e boa sorte a todos os que estão nesta situação.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 06/10/2011 9:42

    Super apoiado Cleber!

    Fiz a mesma coisa com meus filhos, são 2 meninos com 2 anos de diferença e desde o primeiro momento expliquei como é importante e bom ter um irmão. Depois, como vc, coloquei ele na lida pra ajudar… ahahahah Ele se sente muito responsável pelo irmão, até hoje(5 e 3 anos). São ótimos juntos, claro, com aquela briguinha saudável que os irmãos costumam ter, mas aí, quando estão brigando, procuro ver o lado dos 2 e falar pros dois se beijarem e é incrível como somem as mágoas e eles se abraçam, só por causa desse beijinho meio que obrigado… Tem que levar com jeitinho e prestando atenção sempre nos 2. Cada um tem sua necessidade.
    Adorei o texto, é muito importante!
    Abraço!

    • 08/10/2011 17:15

      Oi Carol,

      Obrigado pelo comentário! Sempre bom ver sua participação!
      A única cisa que ainda nao conseguimos foi medir a força do carinho da mãos velha hehehe. Mas logo logo ela se acostuma!

      Um abraço e não deixe de nos visitar.

  2. Fabiana Hoffling permalink
    08/10/2011 12:30

    Parabéns Cleber, pela iniciativa, estou querendo ter mais um baby e a informação ajudou bastante!!!!

  3. Kayursula permalink
    09/10/2011 11:06

    Adoei!!!

Compartilhe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: